fundo parallax



 
O homem pode apresentar deficiência tanto na qualidade quanto na quantidade de espermatozóides. Este fator está presente em 30-40% dos casos de infertilidade.
 





 

O espermograma

De uma forma geral, o volume de sêmen no ejaculado deve ser igual ou superior a 1,5 ml. Em relação ao número de espermatozoides, considera-se como normal um número de 15 milhões de espermatozóides/ml, com uma concentração total na amostra de 39 milhões de espermatozoides.
Os espermatozoides também são avaliados em relação à morfologia, uma vez que podem haver diversas anomalias morfológicas no sêmen de um homem considerado fértil. O resultado de morfologia estrita de KRUGER é considerado normal quando há pelo menos 4 % de espermatozoides com forma normal.
Os espermatozoides são ainda avaliados quanto à movimentação, podendo ser classificados em tipos A, B, C e D. Existem espermatozoides que se movimentam em direção ao óvulo, alguns mais rápidos (tipo A) e outros mais lentos (tipo B). Além destes, existem outros que se movimentam em torno de si mesmos, ou sejam, não se direcionam para o óvulo ( tipo C) e outros imóveis ( tipo D). Apenas os tipos A e B são capazes de fertilizar o óvulo.
Existem algumas situações, porém, em que há deficiência na produção de espermatozoides e, em alguns casos, com completa ausência de espermatozoides no ejaculado. Nestas situações, além de uma investigação detalhada para verificar a causa do problema, pode ser realizada a busca de espermatozoides nos testículos e epidídimo.
 





 

Vasectomia

Em casos onde foi realizada a vasectomia, a gravidez ainda é possível através da recanalização do ducto deferente seccionado na cirurgia ou através da fertilização in vitro. A qualidade espermática pode ficar comprometida nestas situações e a reversão nem sempre é viável e efetiva para obter uma nova gravidez. Quanto maior o tempo de vasectomia, maior o comprometimento da qualidade espermática.
Em situações extremas, denominadas azoospermia, onde não ocorre a produção de espermatozoides, existe a possibilidade de gravidez com uso de banco de sêmen. Enfim, existem causas diversas para infertilidade masculina. Contudo, aplicando a alta tecnologia que dispomos em reprodução assistida, temos ótimas taxas de gravidez com o tratamento adequado.
 





 

Banco de sêmen

Os bancos de sêmen representam uma alternativa viável para homens que procuram preservar seus espermatozóides após receberem um diagnóstico de câncer por exemplo.
 





 
O exame indicado para analisar os espermatozoides é o espermograma. A análise do sêmen envolve múltiplos parâmetros como volume, cor, quantidade de espermatozoides, movimentação e formas dos mesmos.
 





 
O tratamento adequado pode levar a realização deste grande sonho: ter um filho. Não desanime! As técnicas de reprodução humana têm apresentado resultados cada dia mais animadores. Nunca desista de seus sonhos!
ENTRE EM CONTATO CONOSCO