Dúvidas frequentes

 
1Estou grávida de 3 meses e faço reflexos no cabelo. Posso pintar meu cabelo agora?
Pintar os cabelos durante a gravidez apenas a partir do quarto mês de gravidez, mas sem uso de amônia.
2Acabei de descobrir que estou grávida. Pratico esporte regularmente, quais os cuidados que devo ter?
A atividade física está recomendada na gravidez. Contudo, devem ser evitados exercícios de impacto, corrida e carregar peso. A atividade deve ser acompanhada por profissional especializado em gestante e ser bastante moderada nos primeiros 3 meses da gravidez.
3Estou grávida de 3 meses e ainda não tenho barriga. Isto é normal?
O volume abdominal começa a aparecer, de forma evidente, a partir de 20 semanas, ou seja, 5 meses. Nessa época, o útero atinge a cicatriz umbilical.
4Faço massagem para evitar celulite semanalmente. Descobri que estou grávida. Posso continuar com minha massagem?
Sim. A massagem está recomendada durante a gravidez. Evite massagem na região abdominal nos primeiros 3 meses e dê preferência para drenagem linfática, especialmente a partir do sétimo mês. Nessa época há tendência para inchaço e que pode ser aliviado com a drenagem.
5Trabalho durante todo o dia e, de repente, fiquei grávida, Posso continuar trabalhando no mesmo ritmo?
Sim. Gravidez não é doença! Procure seguir as recomendações alimentares, evite carregar peso e permanecer em pé por longos períodos. Não se esqueça da meia elástica!
6Fiz o teste hoje e estou grávida. Posso ter relação sexual com meu marido?
Sim. A relação sexual está liberada durante toda a gravidez. Apenas há restrição quando ocorre algum problema como sangramento vaginal ou trabalho de parto prematuro, por exemplo.
7Posso tomar vinho na gravidez?
Qualquer bebida alcoólica deve ser evitada durante toda a gravidez.
8Quando vou sentir os movimentos do meu bebê?
Na verdade, o bebê já se movimenta bem desde o início da gravidez. Porém, por estar pequeno, não é possível perceber. Esses movimentos podem, entretanto, serem vistos facilmente durante o exame de ultra-sonografia. A partir de 20 a 22 semanas, a mãe começa a perceber a movimentação fetal.
9Antes mesmo de saber que estava grávida, percebi que meu intestino ficou devagar. Agora que estou de 4 meses, parece cada dia pior. O que devo fazer?
Você deve procurar enriquecer sua dieta com fibras, alimentos da linha integral. Sugiro também linhaça em pó, que deve ser adicionada na comida, salada ou frutas. Procure também se alimentar com frutas laxativas como mamão e ameixa . Além dos alimentos, é imprescindível tomar muita água, de 2 a 3 litros por dia.
10Estou de sete meses e sinto cólicas de vez em quando. Isto é sinal de que meu bebê vai nascer logo?
Não. Você deve ficar atenta! As cólicas esporádicas podem ocorrer a partir de 28 semanas. Pode ocorrer um rápido enrijecimento abdominal com duração de até trinta segundos. Estes sintomas surgem especialmente com o movimento, ou seja, sentar, levantar, virar na cama, ter relação sexual. Se estes sintomas forem mais freqüentes ou intensos, você deve procurar assistência médica.
11 Vou entrar no nono mês e não sinto nada de dor. Será que não posso ter parto normal?
Imagine! Você pode ter parto normal, salvo alguma contra-indicação médica, ou seja, se você tiver alguma intercorrência como pressão alta ou algum sinal de sofrimento do bebê, por exemplo. Em situações normais, os sinais de trabalho de parto surgem de repente! De uma hora para outra! Logo, não é possível prever quando vai nascer o bebê.
12Meu bebê se mexe muito. Isto é normal?
Sim. A movimentação fetal é um sinal de bem estar fetal. Logo, fique feliz com isso!
13Estou grávida de nove meses e até a hora do meu almoço ainda não percebi meu bebê mexer. Isto acontece no final da gravidez?
Não. O bebê deve se mexer sempre. Claro que a intensidade dos movimentos diminui ao decorrer da gestação! Faça um controle dos movimentos fetais da seguinte maneira: coma bem e deite virada para o lado esquerdo. Após trinta minutos, comece a contar os movimentos fetais. O bebê deve mexer pelo menos 7 vezes durante uma hora de observação. Se isto não acontecer, procure assistência médica.
14Qual repelente devo usar durante a gravidez?
O produto mais indicado é o repelente Exposis. O que o torna seguro é sua composição: tendo a icaridina como princípio ativo, oferece ação mais prolongada – com duração de até 10 horas, sendo 5 horas em temperaturas acima de 30 ºC – e é seguro para mulheres em período gestacional. O uso deste produto durante a gestação é absolutamente seguro e, em meio ao risco de infecção por zika vírus, necessário. Trata-se de um período em que não se pode permitir qualquer possibilidade de contágio, sob risco de sequelas permanentes para o bebê. É importante ressaltar que o uso de repelente não elimina a necessidade de erradicar focos criadouros do mosquito. Todas as outras medidas são paliativas e visam evitar uma possível contaminação.